16 de fevereiro de 2013

Universidade de Coimbra

Só hoje me dei conta que já faz mais de cinco meses que estou na Europa, em uma das Universidades mais antigas ainda em funcionamento, a qual é a mais antiga de Portugal: a linda Universidade de Coimbra. Ainda não escrevemos nenhum post sobre a Universidade (que vergonha!), mas antes tarde do que nunca, como diz o ditado. Aí vai...

Tudo se iniciou no século XIII, em 1290, quando o Rei D. Dinis assinou um documento, o qual teve que ter a aprovação do Papa, esse documento criou a tal Universidade. Inicialmente foi instalada em Lisboa, em 1308 foi transferida para Coimbra, voltou para Lisboa em 1338, permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra e em 1377 voltou novamente para Lisboa, e, em 1537 foi transferida definitivamente para Coimbra por ordem de D. João III. Isso é sério? Que indecisão! É que a Universidade seguia o Rei, assim a Universidade estava onde o Rei estava. A partir disso podemos considerar o quão antiga é essa Universidade, visto que o Brasil foi descoberto em 1500.

Faculdade de direito da Universidade de Coimbra
Depois do vai e volta, vamos começar pelo alto, ou seja, pela Torre da Universidade de Coimbra, que possui 33,5 metros de altura. A torre possui um relógio e em cima deste, abre-se um miradouro no qual podemos observar a cidade de Coimbra e o Rio Mondego.

Torre da Universidade de Coimbra
Agora falando sobre a biblioteca da Universidade de Coimbra, ela é conhecida como Biblioteca Joanina, tá as bibliotecas são locais onde tem muitos livros, algumas senhoras mal humoradas e mais alguns livros, mas a Biblioteca da Universidade de Coimbra é diferente, lá tem morcegos, imagine que legal, eles são uteis para acabar com as traças que corroem os livros, sendo que o seu interior é recoberto por ouro, como algumas igrejas daqui. Essa biblioteca é reconhecida como uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias. 

Biblioteca Joanina
Na UC, estudamos em vários lugares, temos aula no Instituto Botânico, no prédio de Matemática, Departamento de Zoologia, Departamento de Bioquímica e em um prédio de Educação, que, aliás, tem uma cantina muito boa, a qual apelidamos de Val. Os estudantes da UEPG entenderão. Em frente ao prédio de Matemática fica situada a Praça Dom Dinis onde está uma estátua desse Rei, a quem Coimbra deve a fundação da sua Universidade, há algum tempo atrás se via esse monumento com uma corda no pescoço, estudantes revoltados com os cortes nas propinas e com os aumentos dos preços das refeições sociais fizeram isso.

Praça Dom Dinis
Sempre quando temos aulas a tarde, descemos almoçar em uma das cantinas da UC. E depois para voltar fazemos um grande exercício, subimos os 125 degraus das Escadas Monumentais, (devem imaginar só pelo nome), essas escadas são caracterizadas pelo estilo grandioso da arquitetura no período do Estado Novo.

Escadas Monumentais
Escrevi aqui um pouco da história da Universidade de Coimbra e pelo tempo que estou aqui, eu tenho orgulho de falar que sou estudante da UC (e da Universidade Estadual de Ponta Grossa também), juntamente com outros brasileiros e pessoas de vários lugares, sendo considerada a Universidade mais cosmopolita.

Por Keli Cristina Voanka.