24 de setembro de 2012

Coimbra, cá estamos

Enfim, chegamos a Coimbra. Depois de muita correria, chegamos ao Velho Mundo.
Começamos com a incansável busca pelos documentos para levar ao vice-consulado Português em Curitiba. Eram muitos documentos. Desmatamos 15% da Amazônia com a quantidade de fotocópias que precisamos levar. Após levarmos todos os documentos até Curitiba, ainda fomos a São Paulo para carimbarem nosso passaporte. 

Mas após muita insistência, conseguimos. No dia 9 de setembro de 2012, embarcamos. Pegamos um voo em Curitiba com destino a Salvador. Lá entramos no espírito baiano e ficamos sentados o dia todo. Esperamos até as 17 horas para embarcarmos num voo com destino a Lisboa. Foram 8 horas de tédio, com curtos intervalos de tempo tentando roer o pão envelhecido servidos pelo serviço de bordos.

Aeroporto de São José dos Pinhas.

Sobre as nuvens.
As 5 horas da manhã chegamos a Lisboa. Não, não somos ruins em matemática e fizemos a conta errada. Aqui são 4 horas de diferença com o horário do Brasil, pelo menos por agora (Portugal também adota o horário de verão). 

Pegamos um comboio (aqui eles chamam trem de comboio) até Coimbra. O comboio pegou incríveis 210 km por hora e em 2 horas chegamos em Coimbra. Hospedamo-nos no Hotel Bragança, próximo ao Rio Mondego.

Estação de comboios de Lisboa Oriente.
Se pensaram que a burocracia havia ficado no Brasil, enganaram-se. Precisamos ir ao SEF (Serviço de Estrangeiros Ferrados e Fronteiras) para pedir o Cartão Cidadão para que possamos ficar mais de 3 meses em terras europeias (o visto cedido no Brasil é valido por apenas 120 dias). Depois precisamos fazer o NIF (Número de Identificação Fiscal), que tem o mesmo valor de um CPF aí no Brasil. Tudo isso demorou muito. Aqui são meio desorganizados pra essas coisas burocráticas. Você, latino americano, reclama por ficar 30 minutos em uma fila? Aqui não se passa menos de 2 horas esperando para ser atendido. 

Depois precisamos ir ao DRI (Departamento de Relações Internacionais da UC) para regularizar nossa situação na universidade e ao Serviço de Gestão Acadêmica para efetuarmos nossa matrícula. O problema é que há muita gente que precisa fazer o mesmo e o processo pode demorar um pouco, portanto, ainda não temos matrícula e não podemos nos matricular em nenhuma matéria. Esperamos que isso se resolva até o inicio das aulas. 
A partir daí começou a correria atrás de moradia. Vimos alguns apartamentos, alguns mais ou menos, outros péssimos, mas logo arrumamos dois apartamentos muito bons, a cerca e 20 minutos a pé da universidade. Um é de frente para o outro, no 3º andar. Praticamente é um apartamento só. 

Adivinha qual nosso apartamento.

Ótimo, então agora acabou a correria? Não. Precisamos ainda regularizar algumas coisas dos apartamentos. Fomos então até a EDP para ligarem nossa energia, até a GALPE para ligarem o gás, até a Águas de Coimbra para ligarem a água e o mais importante, até a MEO para ligarem a internet. 

Agora já estamos instalados. A cidade é muito bonita. Esperamos ter uma boa estadia aqui.

Faculdade de Direito

Um comentário:

  1. Foi muito bom participar de tudo isso com vocês!!! Um verdadeiro presente.

    ResponderExcluir