24 de novembro de 2012

Festa das Latas

A Festa das Latas é uma das mais antigas tradições de Coimbra, realizada para dar as boas-vindas aos caloiros. Inicia-se com um serenata em frente a Sé Nova, onde alguns acadêmicos recitam cânticos tradicionais, muitos estudantes participam, devidamente trajados, com o uniforme da Universidade de Coimbra, é divertido, após alguns minutos (cerca de 5) começa o sono, começamos a bocejar,  tiozinho que segurava a bandeira estava caindo, não sabemos exatamente o motivo, se era por causa do sono contagiante, ou se ele tomou 1, 5 ou 10 shots, e, anda estamos com essa dúvida.

Serenata acontecendo em frente a Sé Nova
Após um cochilo na serenata resolvemos ir para casa. Só que não. Observamos que dentro da UC estava rolando uma festa, sim, isso mesmo, dentro da universidade, e então resolvemos mostrar todo o nosso gingado brasileiro, e ficamos sentados observando os portugueses dançarem. E após algum tempo, fomos curtir a festa. Observamos que o chão estava cheio de copos de cerveja e sujeira. O mais incrível é que no outro dia o chão estava totalmente limpo.

Sarau acadêmico
O ápice da Festa das Latas é o cortejo, onde os caloiros são fantasiados pelos seus padrinhos, as fantasias são muito criativas, alguns são fantasiados de super-heróis, indianos, animais, Drosophilas, éter, Harry Potter (a não, esses são apenas os acadêmicos de Coimbra com seus uniformes), e algumas fantasias são formas de protesto.

Cortejo da Festa das Latas
O cortejo foi interessante, até a parte onde os portugueses começam a vomitar e cair de bêbados, alguns estavam sendo carregados num carrinho de supermercado, mas é a vida né, um dia você carrega, no outro dia é carregado...

É isso o que acontece quando as pessoas bebem
No fim chegamos até o Rio Mondego, onde os caloiros são batizados pelos seus respectivos padrinhos, ou pelo menos os caloiros que conseguem chegar. Os padrinhos enchem um pinico com agua e derramam sobre a cabeça dos caloiros, esse é o ritual da praxe, é equivalente a um "trote"no Brasil.
 
Batizado de uma caloira no Rio Mondego
Foi uma experiência única poder participar da Festa das Latas (ou Latadas), observei como essa tradição e mantida aqui em Portugal, desde a serenata tradicional até o cortejo descontraído.
 
Por Keli Cristina Voanka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário