11 de março de 2013

Disciplina de Microbiologia da UC

À pedido dos alunos da UEPG vou escrever um pouco sobre as aulas de Microbiologia que tivemos no semestre passado aqui na UC.

As aulas eram divididas em teóricas e práticas, sendo as teóricas no período da manhã com 2 horas de duração e as práticas no período da tarde com 3 horas de duração. Essa carga horária relativamente grande é devido à matéria ser semestral, lembrando que todas as matérias aqui são semestrais, não há nenhuma anual. Pela carga horária deu para perceber que eles dão mais importância às aulas práticas do que às aulas teóricas, e isso é mais evidente ainda, pois a presença nas aulas teóricas não conta, o que é necessário para ser aprovado é só a presença em 2/3 das aulas práticas, além da nota é claro. Apesar de não contar a presença das aulas teóricas, todos nós (os sete alunos que vieram da UEPG) vamos para essa aula, pois, sem dúvidas, ajuda muito a entender o conteúdo.


Nas aulas práticas fizemos um miniprojeto, no qual isolamos bactérias de solo de jardim e de rio. Primeiramente fizemos a caracterização fenotípica das estirpes bacterianas isoladas realizando a coloração de Gram, coloração de flagelos, coloração de endósporos, reação para ver se há a presença de catalase, citocromo-oxidase, degradação da esculina e degradação de amido. E após fizemos a caracterização filogenética das estirpes bacterianas isoladas extraindo o DNA e amplificando o gene codificador do 16S rRNA por reação de PCR, fazendo também a sequenciação cíclica do produto amplificado, a determinação da sequência e por fim a análise filogenética. E no fim do semestre fizemos uma prática para medir o crescimento de Escherichia coli.

Como modo de avaliação há um exame teórico no fim do semestre, é o que vale mais pontos, é muito extenso tendo cerca de 8 a 10 páginas, o professor cobra absolutamente tudo que é dado em aula até muitos nomes científicos de microorganismos. Junto com este exame há um exame prático, no qual são cobrados todos os cálculos e alguns procedimentos feitos nas aulas práticas. Há também um seminário sobre algum tema dado pelo professor.

Aqui a média necessária para aprovação é de 10 valores, sendo que a nota máxima é 20, portanto, equivale a 50% da nota total, enquanto que na UEPG é de 70% da nota total. Mesmo que a média para aprovação daqui seja menor que da UEPG, não acho que é mais fácil de passar, ainda pelo contrário, pois, para as provas, tive que estudar mais do que estudava na UEPG.

Gostei muito dessa matéria apesar de ter sido um pouco difícil, tivemos que estudar muito, muito mesmo. 

Qualquer dúvida deixe um comentário.

Por Jacqueline Santos.

2 comentários:

  1. Jacque, o projeto foi escrito e entregue ao professor?
    Os procedimento e técnicas no laboratório foram orientados
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O projeto não foi escrito pelos alunos e era o mesmo para todos. E os procedimentos no laboratório foram todos orientados pelos professores no decorrer das aulas práticas.

      Excluir