Uma das disciplinas pedagógicas ofertada pela Universidade de Coimbra aos acadêmicos brasileiros é Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino. É uma
disciplina do primeiro semestre tendo como docente responsável a Professora Doutora Ana Amélia
Amorim Carvalho. A unidade curricular centra-se no estudo dos principais
modelos e estratégias das correntes das teorias da aprendizagem. Aborda as
principais teorias comportamentalistas, cognitivistas, sócio culturais e
construtivistas com o intuito de orientar as práticas pedagógicas.
A cadeira
tinha por objetivo proporcionar uma melhor percepção sobre as estratégias de
ensino e modelos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
As aulas eram divididas em componentes teóricas e componentes práticas, a avaliação era dividida em um teste (individual) no valor de 40%,
atividade interativa para dispositivos móveis (10 %) e um trabalho em grupo sobre
Webquest (50 %).
Nosso primeiro trabalho era sobre Mobile Study (estudo móvel), ideal para conteúdos educacionais, onde os alunos podem baixar os
conteúdos para o celular e estudar, pois uma vez baixado, não é necessário uma
conexão com a internet.
Primeiro monta-se um quiz com questões de múltipla
escolha (no máximo 10 a 15 questões). Pode-se também utilizar algumas imagens relacionadas, para facilitar o estudo.
O quiz pode ser aplicado em sala de aula para testar
a reação dos alunos. A disciplina que eu escolhi para montar o estudo móvel foi
Bioquímica, mais especificadamente Proteínas, e está voltado para alunos do
Ensino Médio.
Segue o link para consulta do material sobre proteínas: http://www.mobilestudy.org/doquiz/17476/
Segue o link para consulta do material sobre proteínas: http://www.mobilestudy.org/doquiz/17476/
O nosso segundo trabalho prático foi sobre Webquest, o qual
é uma ferramenta para atividade de pesquisa utilizando principalmente os
recursos disponíveis na internet e é elaborada pelo professor para ser
realizada geralmente por um grupo de alunos e tem por objetivo a integração,
extensão e o refinamento dos conhecimentos estudados e também modernizar os meios utilizados na educação,
afim de deixá-los mais atraentes para os alunos e incentivar a aprendizagem.
Desde o processo de elaboração até a apresentação do trabalho fomos bem orientados para elaborar a Webquest adequadamente, pois algumas eram apenas uma cópia de outros sites. No dia da apresentação alguns grupos não gostaram muito das críticas recebidas, pois alguns detalhes estavam faltando. Uma Webquest bem elaborada dever ter as seguintes componentes:
Introdução
Tarefa
Processo
Avaliação
Conclusão
Duração
Referências
Para saber mais, acesse o site da docente Ana Amélia
Amorim Carvalho - http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/ - e se quiser, pode acessar a Webquest que desenvolvemos: Web Quest
Por Danieli Simões.
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