16 de abril de 2013

Disciplina de Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino da UC

Uma das disciplinas pedagógicas ofertada pela Universidade de Coimbra aos acadêmicos brasileiros é Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino. É uma disciplina do primeiro semestre tendo como docente responsável a Professora Doutora Ana Amélia Amorim Carvalho. A unidade curricular centra-se no estudo dos principais modelos e estratégias das correntes das teorias da aprendizagem. Aborda as principais teorias comportamentalistas, cognitivistas, sócio culturais e construtivistas com o intuito de orientar as práticas pedagógicas.

A cadeira tinha por objetivo proporcionar uma melhor percepção sobre as estratégias de ensino e modelos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
As aulas eram divididas em componentes teóricas e componentes práticas, a avaliação era dividida em um teste (individual) no valor de 40%, atividade interativa para dispositivos móveis (10 %) e um trabalho em grupo sobre Webquest (50 %).

Nosso primeiro trabalho era sobre Mobile Study (estudo móvel), ideal para conteúdos educacionais, onde os alunos podem baixar os conteúdos para o celular e estudar, pois uma vez baixado, não é necessário uma conexão com a internet.
Primeiro monta-se um quiz com questões de múltipla escolha (no máximo 10 a 15 questões). Pode-se também utilizar algumas imagens relacionadas, para facilitar o estudo.

O quiz pode ser aplicado em sala de aula para testar a reação dos alunos. A disciplina que eu escolhi para montar o estudo móvel foi Bioquímica, mais especificadamente Proteínas, e está voltado para alunos do Ensino Médio.

Segue o link para consulta do material sobre proteínas: http://www.mobilestudy.org/doquiz/17476/


Para saber mais consulte o tutorial.

O nosso segundo trabalho prático foi sobre Webquest, o qual é uma ferramenta para atividade de pesquisa utilizando principalmente os recursos disponíveis na internet e é elaborada pelo professor para ser realizada geralmente por um grupo de alunos e tem por objetivo a integração, extensão e o refinamento dos conhecimentos estudados e também modernizar os meios utilizados na educação, afim de deixá-los mais atraentes para os alunos e incentivar a aprendizagem.

Desde o processo de elaboração  até a apresentação do trabalho fomos bem orientados para elaborar a Webquest adequadamente, pois algumas eram apenas uma cópia de outros sites. No dia da apresentação alguns grupos não gostaram muito das críticas recebidas, pois alguns detalhes estavam faltando. Uma Webquest  bem elaborada dever ter as seguintes componentes:

Introdução
Tarefa
Processo
Avaliação
Conclusão
Duração
Referências

Para saber mais, acesse o site da docente Ana Amélia Amorim Carvalho - http://webs.ie.uminho.pt/aac/webquest/ - e se quiser, pode acessar a Webquest que desenvolvemos: Web Quest


Por Danieli Simões.

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