6 de maio de 2013

Queima das Fitas 2013

As festas da semana acadêmica em 2013 decorrem durante os meses de março, abril, maio e junho nas cidades onde estão localizadas as universidades e institutos politécnicos públicos e privados. No inicio do mês de maio tivemos uma semana de folga e participamos de uma corrida, a The ColorRun onde formam-se ‘’equipas‘’ para correr 5 km. Esse trajeto poder ser feito a correr, a caminhar ou a rastejar e a cada quilometro você é ‘’bombardeado‘’ com um pó colorido, percorremos o trajeto ao redor do rio Mondego e na linha de chegada há uma festa com a combinação das várias cores ao som de muita música eletrônica.



Pensamos em viajar para algumas cidades ao redor de Coimbra porém não íamos perder a nossa primeira Queima. 

A Queima das Fitas de Coimbra 2013 é uma das festas acadêmicas mais populares na Europa.

A popular Serenata é realizada na tão conhecida Sé velha, e tem início um dia antes da Queima das Fitas com grupos da seção de Fado da Associação Acadêmica de Coimbra (AAC) chegamos lá para apreciar a Serenata mais nem conseguimos chegar ao Largo da Sé velha, pois havia uma enorme quantidade de estudantes e fomos para uma ‘’balada‘’, um tipo de convívio que é organizado pela Comissão Central da Queima das Fitas dentro da própria Universidade.


Como manda a tradição, a Serenata representa para alguns uma espécie de batismo na vida acadêmica na qual os padrinhos podem traçar as capas aos seus afilhados caloiros pela primeira vez, estamos á espera de sermos batizados para podermos usar o traje acadêmico e talvez o ano que vem possamos ser batizados conforme a tradição.
Depois da Serenata tem o cortejo da Queima onde mais de 100 mil pessoas assistiram. Houve distribuição de várias bebidas alcoólicas desde cerveja até absinto.


O cortejo encheu a cidade, com vários turistas de várias partes do mundo, como estava muito quente os estudantes e turistas se divertiam dando banho uns nos outros com cerveja na qual era distribuído gratuitamente pelos carros alegóricos.


O cortejo foi marcado também por várias críticas ao governo envolvendo questões políticas e a situação econômica e financeira do país. O desfile teve início na praça Dom Dinis percorrendo vários trajetos que inclui Arcos do Jardim, Praça da República até terminar na Baixa no Largo da Portagem, depois de percorrer todo esse trajeto os estudantes já estão muito bêbados alguns entram em coma alcoólico.



Alguns meses antes da Queima houve treinamento de vários socorristas para atender a demanda de estudantes, Coimbra já está bem preparada para esse tipo de evento e a Prefeitura Municipal de Coimbra tem uma ‘’espécie de caminhões‘’ que passam lavando a rua. Conhecemos neste trajeto dois Portugueses que cursavam biologia e participavam da praxe acadêmica na qual tinham insígnias pessoais: o Grelo, o qual consiste em uma fita da cor da universidade ou do curso (da biologia era azul claro) e nos mandou puxarmos aquela fita por uma das pontas na qual o laço não pode desfazer-se.


Achei muito interessante pois o Grelo é colocado na lapela da Batina no dia do cortejo da Queima das Fitas quando se é puto, dizem que traz sorte quando puxado por várias pessoas.
E isso foi um pouco da nossa semana, mais informações no próximo post.

Por Danieli Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário